2B Educação

7 Filmes imperdíveis para Pedagogas na quarentena

08/05/2020

A ideia de que a quarentena significa mais tempo livre é totalmente ilusória, nós sabemos! Entre cuidar da casa, dos filhos (se tiver) e ainda dar conta do trabalho e/ou dos estudos, as 24 horas já estão preenchidas.
 
No entanto, é indiscutível que o tempo em casa está muito maior. E na dúvida do que fazer para preencher o tempo livre, principalmente nos finais de semana, acabamos não fazendo nada.
 
Para te ajudar nisso, e acreditando que a sua produtividade aumenta quando tira algumas horas para relaxar, elaboramos uma lista com 7 filmes excelentes para você assistir na quarentena, pedagoga!
 
As temáticas abordam ensino, educação, Pedagogia e outros assuntos que nós adoramos – e você também!
 
Vamos às dicas?

 
1. O aluno - Uma lição de vida (2010)

7 Filmes Indispensáveis para Pedagogos
 
O filme conta a história do queniano Kimani Maruge Ng’ang’a, sobrevivente da guerra, que aos 84 anos resolveu aprender a ler e escrever em uma escola primária.
 
Dois são os personagens principais: o Sr. Maruge (interpretado por Oliver Litondo) e a professora Jane (interpretada por Naomie Harris).
 
O apoio da professora Jane foi fundamental na vida de Maruge, pois foi ela quem o incentivou, deu suporte e apoio para que ele realizasse o seu sonho.
 
É quase impossível não se emocionar com o filme que traz como mensagem principal a importância da educação em uma realidade dura como a de milhares de pessoas, inclusive quenianos.
 
Vale a pena assistir!

 
2. Além da sala de aula (2011)

7 Filmes Indispensáveis para Pedagogos
 
O filme retrata a história de uma professora recém-formada, Stacey, que adiou o seu sonho de lecionar por conta de uma gravidez não planejada e que encara o seu primeiro desafio: ser a única professora de uma escola para sem tetos.
 
Ela supera seus medos e preconceitos ao lecionar para crianças de rua em uma sala de aula improvisada, em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.
 
O filme remete à história não só de Stacey, mas de todos os profissionais que lidam diariamente com os desafios de realizarem o seu trabalho.
 
Traz à tona a realidade de todas aquelas que, apesar da falta de recursos, falta de reconhecimento, autonomia e muito mais, ainda vão todos os dias compartilhar sua vocação com quem precisa.
 
Emocionante!

 
3. A luta por um ideal (2012)


Jamie Fitzpatrick e Nona Alberts são duas mulheres com realidades completamente diferentes que compartilham o mesmo desejo de fazer com que seus filhos tenham direito a uma educação melhor.
 
Apesar da difícil missão, estão decididas a enfrentar todos os processos burocráticos e quaisquer desafios que impeçam suas crianças de frequentarem uma escola preparada para lhes dar a chance de um futuro melhor.
 
Diante de um sistema educacional público falho, as duas montam um projeto para que sejam atendidas crianças e jovens independente de suas limitações psíquicas, físicas ou socioeconômicas.
 
Imperdível!

 
4. Como estrelas na terra (2007)

7 Filmes Indispensáveis para Pedagogos
 
O filme indiano traz como temática o transtorno de aprendizagem, em especial, a dislexia. Ele estimula os profissionais de Pedagogia a repensarem o papel do educador. Além disso, promove a reflexão sobre os problemas e as potencialidades presentes no espaço escolar.
 
O filme conta a história de uma criança que sobre com dislexia e não é compreendida pelos professores e pais.
 
Ishaan Awasthi, com 9 anos, não consegue acompanhar as aulas e manter-se focado. Inesperadamente, um professor substituto de artes percebe que uma atenção especial precisa ser dada a Ishaan.

 
5. Escritores da liberdade (2007)


 
Uma jovem e idealista professora chega para dar aulas em uma escola de um bairro pobre, que está corrompido pela agressividade e violência.
 
Os alunos mostram-se rebeldes e sem vontade de aprender, e entre eles há uma constante tensão.
 
Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

 
6. Preciosa – Uma história de esperança (2009)


O filme conta a história de Precious, uma adolescente de 16 anos de idade que é expulsa da escola no início da segunda gestação – fruto de abuso sexual por parte do seu próprio pai. Além desta questão, tem uma relação muito complicada com a sua mãe.
 
A jovem é, então, matriculada em uma escola alternativa para garotas com problemas sociais. Lhe é dada, então, a oportunidade de refletir sobre a sua realidade e resgatar a sua identidade e autoestima, com a ajuda de uma professora em especial, Rain. O filme mostra como o ambiente escolar e a professora auxiliam na mudança expressiva na vida de Precious.

 
7. O primeiro da classe


 
O filme conta a história do professor Brad Cohen, personagem que apresenta uma condição chamada de síndrome de Tourette, caracterizada pelo comprometimento psicológico e social dos pacientes.
 
Inspirado em fatos reais, o longa mostra como é a vida de Brad e o seu desejo de ser pedagogo, sem deixar que sua doença e todas as dificuldades o façam desistir do seu sonho.
 
 
Elaboramos essa lista para te dar inspiração para seguir trilhando o caminho que você escolheu – e, claro, relaxar um pouco!
 
Esperamos que você goste dos filmes! Fique à vontade para mandar uma mensagem para a Pedagoga Concurseira nas nossas redes sociais:
 
Instagram da Pedagoga Concurseira
Facebook da Pedagoga Concurseira
 
 

Até a próxima!