Ekoa Educação

Análise da CONSULPLAN específica para o exame do CFC

07/01/2020

Análise da CONSULPLAN específica para o exame do CFC

De acordo com as licitações do CFC, a CONSULPLAN continuará sendo a banca realizadora do exame de suficiência do ano de 2020. Como gostamos de reforçar, é muito importante para o candidato conhecer tudo sobre a banca, antes mesmo do edital ser publicado.

Por isso, fizemos uma análise específica da CONSULPLAN para o exame do CFC, com base nas provas dos anos anteriores e nas previsões para 2020.
 

Breve Histórico da CONSULPLAN

A CONSULPLAN é uma das maiores bancas examinadoras privadas do Brasil.  Foi fundada em Muriaé – MG, há quase 20 anos, a empresa atende editais no país inteiro, para diversos tipos de órgãos e entidades.

O principal diferencial é ter uma estrutura independente, que inclui parque gráfico e própria aeronave. Dessa forma, a banca Consulplan fica responsável por todas as etapas dos processos, sem a necessidade de terceirizar os serviços.

 

Como a CONSULPLAN formula as questões para o exame do CFC?

 

As questões não possuem muito rodeio ou histórias para contextualização. São bem diretas e objetivas, possuem enunciados simples e questões de múltipla escolha (com cinco alternativas cada).  A banca é vista como uma banca relativamente “fácil”.

 

Mas, cuidado ao levar em consideração essa informação, porque, mesmo que as questões não tenham um nível muito alto de complexidade, o conteúdo é extenso, além disso, a banca tem o hábito de aplicar diversas pegadinhas.

 

As provas da banca são ideais para quem tem facilidade para “memorizar”, porque pedem respostas muito baseadas em conceitos específicos. Ou seja, quem sabe decorar vai se dar muito bem! A CONSULPLAN é bem fiel ao edital, então se você quiser ficar afiado nos assuntos, faça seu planejamento baseado no conteúdo programático presente no edital.
 

Como é o formado da prova da CONSULPLAN para o exame do CFC?

As provas objetivas contêm 50 questões de múltipla escolha e  4 (quatro) opções (A a D) de respostas, sendo apenas uma correta.

Os assuntos mais cobrados são: Contabilidade Geral, Teoria da Contabilidade, Princípios e Normas Brasileiras, Legislação e Ética Profissional, Contabilidade Aplicada ao Setor público e Noções de Direito


Confira as melhores dicas para você obter sucesso no exame do CFC:

- Decore conceitos e fórmulas, as provas costumam exigir o famoso “decoreba”;
- Fique atento para as pegadinhas;
- Em Língua Portuguesa, fique atento à interpretação de texto;
- Resolva bastante questões dos exames dos anos anteriores;
- Não estude apenas quando o edital for publicado.

 

Bons estudos!

 

 

 

 

 

 

 

#