Ekoa Educação

Como se preparar para interpretar e responder questões do CFC

17/12/2019
Questões do Exame de Suficiência do CFC: como se preparar para respondê-las

1- As questões do Exame de Suficiência do CFC na palma de sua mão

Preparar-se para responder questões do Exame de Suficiência do CFC se tornará algo mais simples depois que você terminar de ler este texto.
 
Compreender de forma plena como a prova do Exame de Suficiência do CFC vem se comportando ao longo dos anos e traçar a preparação com base nisso permitirá que o candidato responda todas as questões presentes na prova de forma intuitiva e treinada para tal.
 
Cair em pegadinhas e armadilhas no momento da prova não será mais uma preocupação a partir de agora. Além disso, esqueça as incertezas e chutes no gabarito.
 
Ao invés de depender da sorte, nesse texto, iremos ensinar como o candidato pode contar verdadeiramente com sua sabedoria e conhecimento para garantir sua aprovação no Exame de Suficiência do CFC.
 
A jornada não é tal fácil quanto parece, mas iremos lhe ajudar até o fim.
 

2 – Antes de tudo, entenda o perfil da banca examinadora

Antes de falarmos sobre o que é cobrado nas questões do Exame de Suficiência do CFC, é muito importante que o candidato saiba o perfil da banca examinadora e como é seu estilo de cobrança em provas.
 
As últimas edições do Exame do CFC foram de responsabilidade da Consulplan.
 
Hoje a Consulplan é considerada uma das maiores bancas organizadoras privadas do Brasil quando falamos em concursos públicos e principalmente do Exame de Suficiência do CFC.
Então, tenha em mente que essa pode ser sua banca em breve.

3 – Saiba o que é cobrado nas questões do CFC

Primeiro de tudo, para você conseguir treinar e se preparar para qualquer prova, é preciso saber o que será cobrado nela. Daremos uma dica: esqueça de ficar vidrado ao edital.
 
Nem tudo que será solicitado no edital será verdadeiramente cobrado. Pegue o edital e saiba aproveitá-lo da melhor maneira. Busque estudar de forma amplificada os assuntos solicitados, atentando-se aos conceitos básicos e gerais.
 
Para facilitar, tratemos um percentual histórico do que vem sendo cobrado nas questões do Exame de Suficiência do CFC ao longo dos anos:
  • - 2019.1

questões do cfc percentual histórico 1

  • - 2018.2

questões cfc percentual histórico 2

  • - 2018.1

questões cfc percentual histórico 3

4 – Contabilidade geral e CPC’s

No tópico anterior você deve ter visto o peso de matérias como Contabilidade Geral, por exemplo. Uma outra dica que queremos dar é para os CPC’s.
 

5 – Esteja familiarizado com termos e questões

Diversos estudos mostram que a produtividade e desempenho em provas de estudantes aumenta, e muito, quando há treinamento prévio com provas anteriores. Então, se você é um candidato do próximo Exame de Suficiência do CFC, está é sua dica de ouro.
 
Treine, treine e treine um pouco mais com as questões das edições passadas do Exame. Com intuito de fazer com que você treine de verdade, trouxemos várias questões comentadas para que você entenda não só o que acertou, mas também o que errou:

6 - Percentual de erros por assunto

Entenda os assuntos que os candidatos mais erram nas questões do Exame de Suficiência do CFC e prepare-se para não cometer erros.
 
- Auditoria Contábil: ----------------------------------- 55,50%
- Contabilidade aplicada ao setor público: ------- 63,80%
- Contabilidade de custos ---------------------------- 52,38%
- Contabilidade geral ---------------------------------- 43,01%
- Contabilidade Gerencial ---------------------------- 58,37%
- Controladoria ----------------------------------------- 67,73%
- Lesgislação e Ética Profissional ------------------- 45,14%
- Língua Portuguesa Aplicada ----------------------- 54,66%
- Matemática Financeira e Estatística ------------- 73,73%
- Noções de Direito e Legislação Aplicada ------- 48,45%
- Perícia Contábil --------------------------------------- 68,86%
- Princípios e normas brasileiras de cont. -------- 69,89%
- Teoria da contabilidade----------------------------- 66,97%
 
Confira nossa matéria completa sobre as disciplinas que os candidatos mais erras no Exame de Suficiência do CFC, clicando aqui.
 

7 – Cuidado com os materiais de estudos desatualizados

Bem, agora que você já sabe as matérias que mais caem, as matérias que os candidatos mais erram e como as questões do Exame de Suficiência do CFC costumam ser cobradas, confira alguns materiais que irão lhe ajudar a garantir sua aprovação na prova:
 
  • - Curso Online: intensivão CFC 2020

A 2B Educação e o Professor Georgito juntaram seus anos de experiência aprovando centenas de contadores em Exames do CFC para montar o melhor curso preparatório para a prova do Exame de Suficiência do CFC já lançado no Brasil: o Intensivão CFC 2020.1.
 
  • - Livro: super preparatório de Exame de Suficiência do CFC

Contando com mais de 400 questões de provas anteriores do CFC, o livro foi redigido a partir do uso de 3 premissas didáticas que julgamos ser de fundamental importância para todo estudante que almeja ser aprovado no Exame de Suficiência do CFC (prova do CFC ou prova do CRC):
 
1. O livro contém questões comentadas, alternativa por alternativa (incluindo as incorretas), por autores especializados.
2. 100% das questões do livro são de provas anteriores do Exame de Suficiência do CFC para a categoria bacharel em Ciências Contábeis.
3. As questões do livro categorizadas por assunto e grau de dificuldade.
 
O livro Super Preparatório Exame de Suficiência do CFC - Edição 2019 será um grande facilitador para seus estudos, sendo uma ferramenta diferenciada para o aprendizado e, principalmente, ajudando você a alcançar o seu objetivo que é ser aprovado no Exame de Suficiência do CFC.
#