Editora 2B

Desafio da Assistente Social 22/05/2018

22/05/2018
Desafio da Assistente Social


(ASSISTENTE SOCIAL - PREF. DE ILHÉUS/BA - CONSULTEC - 2016) A partir do estabelecimento do Pacto pela Saúde, em 2006, os estados e municípios,passaram a receber os repasses de recursos federais através de blocos de financiamento.
A alternativa que contempla essa organização de custeio é a:

A) Atenção de alta complexidade, as unidades de pronto atendimento e os hospitais de pequeno porte.

B) Atenção básica, atenção da média e alta complexidade e a vigilância em saúde.

C) Gestão do SUS, os hospitais universitários e a atenção de alta complexidade.

D) Atenção de média complexidade, a atenção em saúde e os hospitais universitários.

E) Gestão do SUS, a atenção básica e a auditoria em saúde.

Alternativa A: INCORRETA. Essa alternativa não é correta porque as unidades de pronto atendimento e os hospitais de pequeno porte não se encaixam na organização de custeio com repasses de recursos federais através blocos de financiamento.

Alternativa B: CORRETA. Exatamente correta a alternativa, visto que os blocos de financiamento são constituídos por componentes, conforme as especificações de suas ações e dos serviços de saúde pactuados, essa questão corresponde aos três primeiros blocos de financiamento sendo:
 - Atenção Básica;
II - Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar;
III - Vigilância em Saúde;
IV - Assistência Farmacêutica;  
V - Gestão do SUS.
Conforme a Portaria no 204, de 29 de Janeiro de 2007.

Alternativa C: INCORRETA. Não corresponde a questão os hospitais universitários, e apenas atenção de alta complexidade, dado que esses não fazem parte dos blocos de financiamento que organizam o custeio estabelecido através Pacto pela Saúde.

Alternativa D: INCORRETA. A alternativa é falsa pois, explana informações que não correspondem aos blocos de financiamento em questão, nenhum dado dessa alternativa é válido.

Alternativa E: INCORRETA. Alternativa inválida em razão de trazer a informação que a auditoria em saúde contempla a organização de custeio através de blocos de financiamento. Os dois primeiros, Gestão do SUS e a atenção básica estão corretos, diante disso a resposta é incorreta.


ESSA E OUTRAS QUESTÕES VOCê ENCONTRA NO LIVRO: 300 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Serviço Social - Volume 1