Ekoa Educação

Desafio da Pedagoga 27/03/2018

27/03/2018
Desafio da Pedagoga

(PREF. URUAÇU/GO - IBGE - 2014) A Avaliação_______________apresenta indicações sobre conhecimentos, aptidões, interesses (ou outras qualida-des do aluno). Determina a posição dos alunos no início de uma unidade de ensino, período ou ano,além das causas subjacentes de dificuldades de aprendizagem. Marque a alternativa que representa o tipo de avaliação apresentada no enunciado da questão:

A) Formativa.
B) Somativa.
C) Diagnóstica.
D) Crítica.
E)Cooperativa.

DICA DO AUTOR: As duas últimas alternativas não
estão conceituadas como concepção de avaliação.
Parecem ser usadas apenas para confundir o can-
didato.

Alternativa A: INCORRETA. A avaliação formativa en-
globa a avaliação diagnóstica, regulatória e somati-
va. Esse tipo de avaliação se preocupa em conhecer
os processos de aprendizagem do aluno, contudo,
não resume o seu trabalho ao início de um determi-
nado período, mas abrange todo processo de ensi-
no-aprendizagem.

Alternativa B: INCORRETA. A avaliação somativa visa
sintetizar e apresentar os resultados do processo de
ensino-aprendizagem ao final de determinado pe-
ríodo (unidade, ano, ciclo). Ela fornece dados para
que novos diagnósticos sejam feitos e as estratégias
sejam planejadas.

Alternativa C: CORRETA. A avaliação diagnóstica tem
objetivo de “[...] conhecer o que cada um dos alunos
sabe, sabe fazer e é, e o que pode chegar a ser, sa-
ber fazer ou ser [...]” (ZABALA, 1998, p. 199). Ocorre no
início de um período específico, pois norteia toda a
prática pedagógica.

Alternativa D: INCORRETA. A criticidade é uma
premissa de qualquer forma de avaliação que se
preocupa com o desenvolvimento do processo de
aprendizagem. No entanto, esta não se aplica como
concepção de avaliação.

Alternativa E: INCORRETA. Toda forma de avaliação
formativaA tem caráter cooperativo, por entender que
os sujeitos do processo são participantes ativos do
ato avaliativo. Porém, a avaliação descrita na ques-
tão está demarcada por em tempo determinado,
manifestando-se no início da atividade de ensino, a
fim de possibilitar ao professor o conhecimento so-
bre o que os alunos sabem, para a partir desses da-
dos, ajustar o trabalho pedagógico às necessidades
educativas dos alunos.

Essa e outras questões você encontra no livro: 600 questões comentadas de Provas e Concursos em Pedagogia