Ekoa Educação

Exame do CFC 2021: o que esperar? Como se preparar?

23/03/2021
O que esperar do Exame do CFC de 2021?
 
O Exame do CFC 2020.2 já passou, e como de costume, o Conselho Federal de Contabilidade divulgou as estatísticas desta edição.
 
Por conta das circunstâncias mundiais, o Exame de 2020.2 foi realizado este ano, 2021, na modalidade presencial – após uma edição online que deu o que falar (instabilidade no sistema e outros problemas técnicos foram as questões mais citadas).
 
Hoje, aguardamos o edital do Exame do CFC de 2021. Acreditamos que, por conta do cenário da pandemia, o CFC demore um pouco mais de publicá-lo. Mas isso não quer dizer que não devemos nos preparar para a próxima edição, ainda mais em face do resultado da última – que não foi tão positivo assim!
 
Vem conferir as estatísticas do Exame passado, e como você pode se preparar para o Exame do CFC de 2021!

 

Exame do CFC 2020.2: percentual de reprovação

 

O dado que chamou maior atenção foi o índice de reprovação nesta edição. O percentual de reprovados foi de 75,74%. Ou seja, apenas 24,26% dos candidatos presentes na prova foram aprovados no CFC de 2020.2!
Confira o quadro demonstrativo disponibilizado no portal do CFC:
 
Resultado Estatístico do Exame do CFC 2020.2
 
 
Se compararmos com a Edição de 2020.1, realizada na modalidade online, percebemos uma grande diferença: na edição, 61,81% foram reprovados (aprovação de 38,19%).
 
Na Edição do CFC de 2019.2, a estatística foi a seguinte: 66,36% de reprovados e 33,64% de aprovados.
 
Então, concluímos que sim, a taxa de rejeição no Exame do CFC de 2020.2 foi alta!
 
Agora, vamos às demais estatísticas:
 

CFC 2020.2: disciplinas mais cobradas

 

Na ordem, as disciplinas mais cobradas no Exame de 2020.2 foram:
 
1. Contabilidade Geral (17 questões);
 
2. Contabilidade de Custos; Legislação/Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras; Teoria da Contabilidade (4 questões para cada uma);
 
3. Contabilidade aplicada ao Setor Público; Noções de Direito e Legislação aplicada (3 questões para cada uma);
 
4. Auditoria Contábil; Contabilidade Gerencial; Língua Portuguesa aplicada; Matemática Financeira e Estatística; Perícia Contábil (2 questões para cada uma);
 
5. Controladoria (disciplina menos cobrada, com apenas uma questão).
 
É importante ficar de olho nas disciplinas mais cobradas, porque apesar de haver variações entre Exames, é um bom indicativo do que pode ser mais cobrado na próxima!
 
Tão importante quanto é entender quais questões os candidatos mais erraram! Então, vamos lá:

 

Disciplinas com maior percentual de erros

 

No Ranking de erros, as duas disciplinas com maior percentual de erros foram, na ordem, Auditoria Contábil (80,62%) e Contabilidade Gerencial (79,27%).
 
Este dado pode indicar que estas foram questões mais complexas, ou mesmo demonstrar que os candidatos não dedicam muito tempo ao estudo destas disciplinas.
 
Os candidatos que erraram as questões destas duas disciplinas perderam, ao todo, 4 questões!
 
Em terceiro lugar no percentual de erros, vemos Matemática Financeira e Estatística, com 72,92%. Veja os demais percentuais:
 
Exame do CFC 2020.2 - percentual de erros e acertos
 
Em contrapartida, o assunto que os candidatos mais acertaram foi Perícia Contábil, com 76,59%. Em segundo lugar, Legislação e Ética Profissional.

 

Como estudar para o Exame do CFC de 2021?

 

Considerando o alto percentual de reprovação no exame passado, é importante que a preparação seja mais assertiva e se inicie mais cedo!
 
Dê prioridade ao estudo de Contabilidade Geral, que historicamente tem sido mais cobrada no Exame do CFC.
 
Porém, atente-se: de um exame para o outro, a distribuição de disciplinas pode variar. Então, não recomendamos que você deixe qualquer uma das disciplinas passar despercebida. Na falta de tempo (ou na sobra de tempo também), utilize questões de exames passados para praticar!
 
#