Editora 2B

O que é Residência Multiprofissional em Serviço Social?

17/05/2018
O que é Residência Multiprofissional em Serviço Social?

 

Você sabe o que é a Residência Multiprofissional em Serviço Social?

A Residência Multiprofissional em Serviço Social foi criada a partir da promulgação da lei n° 11.129 de 2005, e nada mais é do que uma Pós-Graduação ou Especialização voltada para educação que abrangem também cursos de saúde sendo elas: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Então a Residência Multiprofissional em Serviço Social é um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde.

Quer receber dicas em seu e-mail, materiais de estudos e notícias sobre os editais que virão para Servoço Social? Lista VIP 2B: Clique aqui e inscreva-se já

Tempo de Duração

A Residência Multiprofissional em Serviço Social tem duração de 02 (dois) anos, com carga horária de 5.760 (cinco mil, setecentos e sessenta) horas, distribuídas em atividades teóricas/práticas, sob a forma de treinamento em serviço, equivalente a 60 (sessenta) horas/semana. O aluno da Residência Multiprofissional em Serviço Social tem direito a uma folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano, que podem ser fracionadas em dois períodos de 15 (quinze) dias.

Os programas de Residência Multiprofissional em Serviço Social devem ser desenvolvidos com 80% da carga horária total sob a forma de atividades práticas e com 20% sob a forma de atividades teóricas ou teórico-práticas, contando com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (docente de instituição de ensino superior).


| Saiba como se preparar para uma Residência Multiprofissional em Serviço Social |

Bolsa

Os alunos da Residência Multiprofissional em Serviço Social recebem uma bolsa, financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, no valor de R$ 3.330,43. Entretanto, devem ter dedicação exclusiva, não podendo desenvolver outras atividades profissionais no período de realização do curso.


Como Ingressar

Para ingressar em uma Residência Multiprofissional em Serviço Social, o interessado deve ser aprovado em concurso público realizado por instituições de ensino superior que oferecem essa modalidade de residência multiprofissional em serviço social ou especialização .

Além disso, devem cumprir os seguintes requisitos mínimos:

a) ter diploma de graduação ou comprovante equivalente em cursos de graduação na área da saúde (Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional), excetuando a Medicina;

b) estar inscrito no conselho de classe;

c) dedicar-se exclusivamente ao curso;

d) não possuir qualquer tipo de vínculo empregatício.