2B Educação

Saiba por que fazer Residência Multiprofissional em Saúde para Serviço Social é uma ótima oportunidade!

22/08/2018

Saiba porque fazer Residência Multiprofissional em Saúde para Serviço Social é uma ótima oportunidade!


Você sabe o que é a Residência Multiprofissional em Saúde para Serviço Social?

A Residência Multiprofissional em Serviço Social foi criada a partir da promulgação da lei n° 11.129 de 2005, e nada mais é do que uma Pós-Graduação ou Especialização voltada para educação que abrangem também cursos de saúde sendo elas: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Então a Residência Multiprofissional em Serviço Social é um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde.

 

Já sabendo o que é a Residência Multiprofissional em Saúde para Serviço Social, chegou a hora de falar quais são as vantagens de fazer, listamos as 5 melhores:


1) Experiência
A experiência é, sem dúvida, uma das maiores vantagens da residência. Ao optar por esse programa, você vai ter acesso à uma prática intensa de aprendizado através do aperfeiçoamento de habilidades técnicas. Os treinamentos em serviços proporcionam um enorme desenvolvimento de suas habilidades profissionais.
Quanto às diferenças de atuação no hospital e na atenção primária, os sujeitos evidenciam que o ambiente hospitalar envolve uma ação e intervenção imediata e este é provido de melhores recursos para a assistência apropriada ao paciente. Em contrapartida, percebem que o atendimento na atenção primária ocorre de forma dinâmica e abrangente, embora seja também desgastante, em razão dos recursos nem sempre atenderem as necessidades dos profissionais para desenvolverem suas atividades assistenciais.

2) Remuneração
A bolsa para residentes é fixa e em 2016 foi reajustada em 11.9%, subindo para R$3330,43, já que residentes têm sido cada vez mais procuradas no Brasil. Isso significa entrar no mercado de trabalho com uma remuneração que pode ser muito maior do que a média encontrada em diversos outros tipos de vagas.

 


3) Acompanhamento
Em geral, nas residências você é supervisionado por um professor tutor ou por um preceptor com experiência prática na sua área de estágio. Isso te permitirá uma troca constante de experiências com profissionais qualificados que podem te ensinar muito e te abrir portas futuras.

Os alunos relatam como é trabalhar em equipe na residência, sendo compreendida como uma excelente oportunidade de aprendizado, de contato e troca de conhecimento e experiências com profissionais das outras áreas. O residente procura realizar suas ações de forma conjunta e partilhada sempre com outro profissional de área distinta à sua e quando o paciente necessita de cuidados que vão além da sua competência, demonstra ter ciência de como agir e para quem deve encaminhá-lo. Os residentes percebem que, apesar do trabalho ser realizado em equipe, cada profissional deve ter sua individualidade, não interferindo na atuação do outro, mas contribuindo para o desenvolvimento da prática multiprofissional em benefício do paciente.

4) Oportunidades maiores no mercado de trabalho
Como já falamos, a residência tem um valor de pós-graduação muito valioso no mercado de trabalho. Ela é, ainda, muito simbólica no currículo pois garante que você passou por boas experiências. Além disso, existem grades chances de você ser absorvido pelos setores em que desenvolverá estágio.

5) Obtenção de título

Um curso de pós-graduação, por mais que reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), não é capaz de te fornecer um título de especialista, isso só pode ser feito através da residência.

A busca por residências vem crescendo no Brasil, assim como suas oportunidades. Mas antes que a concorrência fique cada vez maior, fica de olho nas residências abertas para se garantir.


| Saiba quais são as melhores Residências com inscrições abertas! |


Agora que você já sabe as vantagens de fazer uma residência multiprofissional em saúde para serviço social, não vai perder a oportunidade de conhecer os melhores materiais para sua aprovação:

| #VouSerResidenteEmSS |